Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro confirma astronauta como ministro

Marcos Pontes é indicado para assumir pasta da Ciência e Tecnologia. Formado em engenharia aeronáutica, ele foi o primeiro astronauta brasileiro da história, enviado ao espaço durante o governo Lula. Deutsch Welle O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quarta-feira (31/10) que indicará o astronauta Marcos Pontes para assumir o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia. O anúncio ocorreu um dia depois da primeira reunião entre Bolsonaro e aliados para tratar da transição de governo. Em 2006, Marcos Pontes ficou oito dias na Estação Espacial Internacional O presidente eleito anunciou a sua decisão em sua conta no Twitter. Antes do segundo turno, Bolsonaro já tinha declarado que pretendia chamar Pontes para a pasta. O astronauta chegou a ser cotado para ser o vice da chapa do PSL. Após as primeiras declarações de que era cotado para a chapa, na semana passada, Pontes afirmou que estava feliz com a oportunidade de participar do governo. "Como vocês sabem,

Bolsonaro confirma astronauta como ministro

Marcos Pontes é indicado para assumir pasta da Ciência e Tecnologia. Formado em engenharia aeronáutica, ele foi o primeiro astronauta brasileiro da história, enviado ao espaço durante o governo Lula.


Deutsch Welle

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou nesta quarta-feira (31/10) que indicará o astronauta Marcos Pontes para assumir o comando do Ministério da Ciência e Tecnologia. O anúncio ocorreu um dia depois da primeira reunião entre Bolsonaro e aliados para tratar da transição de governo.

Marcos Pontes
Em 2006, Marcos Pontes ficou oito dias na Estação Espacial Internacional

O presidente eleito anunciou a sua decisão em sua conta no Twitter. Antes do segundo turno, Bolsonaro já tinha declarado que pretendia chamar Pontes para a pasta. O astronauta chegou a ser cotado para ser o vice da chapa do PSL.

Após as primeiras declarações de que era cotado para a chapa, na semana passada, Pontes afirmou que estava feliz com a oportunidade de participar do governo. "Como vocês sabem, ele tem falado sempre no meu nome, mais ou menos como o 'posto Ipiranga' da Ciência e Tecnologia", disse em vídeo publicado nas redes sociais.

Em 2006, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro da história. Enviado ao espaço pela Missão Centenário, referência ao voo inaugural do 14-bis de Alberto Santos Dumont, o ex-piloto de testes da Força Aérea Brasileira (FAB) permaneceu por oito dias na Estação Espacial Internacional, após um acordo entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Rússia, que custou 10 milhões de reais ao Brasil.

Pontes é formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e é mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, nos Estados Unidos. Filiado ao PSL, ele apareceu ao lado do candidato do PSL durante a corrida eleitoral. Em 2014, o astronauta concorreu a deputado federal de São Paulo pelo PSB, mas recebeu apenas 43 mil votos.

O astronauta é o quarto ministro indicado pelo presidente eleito. Além dele, já foram anunciados os nomes do economista Paulo Guedes, para o superministério da Economia, formado pela junção das pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio Exterior; do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), para a Casa Civil; e do general reformado Augusto Heleno, para a Defesa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudantes desenvolvem tijolos feitos a partir de urina humana

Urina humana foi usada por estudantes da África do Sul para criar tijolos que não prejudicam o meio ambiente. BBC News Tijolos comuns precisam ser submetidos a altas temperaturas em fornos para serem fabricados, o que produz uma grande quantidade de dióxido de carbono. Dyllon Randall com os estudantes Vukheta Mukhari e Suzanne Lambert: tijolos têm inicialmente um odor de amônia, que desaparece apos 48 horas | ROBYN WALKER/UCT No projeto sul-africano, urina, areia e bactérias foram combinadas em um processo que permite que os tijolos se solidifiquem em temperatura ambiente. "É essencialmente a mesma forma como corais se formam no oceano", explica Dyllon Randall, supervisor dos estudantes na Universidade da Cidade do Cabo. 'Tão duro quanto calcário' Os estudantes de Engenharia coletaram urina de banheiros masculinos. Depois de primeiro produzir um fertilizante sólido, o líquido restante é usado em um processo biológico para "cultivar" o que a univ

Estudo da USP identifica bactérias da Antártica que poderiam impedir desenvolvimento de cânceres

Compostos de bactérias encontradas em planta exclusiva do continente controlaram tumores como os cerebrais, de mama e de pulmão. Por Samantha Silva | G1 Piracicaba e Região Uma pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), campus de Piracicaba (SP), identificou compostos anticancerígenos em bactérias encontradas em gramíneas da Antártica. Segundo o estudo, os compostos se mostraram capazes de impedir o desenvolvimento de tumores como o glioma (cerebral), de mama, próstata e outros seis tipos de câncer. Amostras de gramíneas anticâncer foram coletadas em 2014 para pesquisa da Esalq em Piracicaba — Foto: Leonardo José Silva/Arquivo pessoal A descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de novos medicamentos para combater a doença. O estudo foi desenvolvido pelo pesquisador Leonardo José Silva no Programa de Pós-graduação em microbiologia Agrícola da Esalq. A linha de pesquisa busca espécies vegetais que resistam a ambientes extremos, como as plant